sábado, 21 de agosto de 2010

Parlamentares e ministros da 1ª República, naturais do Concelho de Moncorvo

     Abreu, Júlio Henriques de – Nasceu a 10 de Dezembro de 1876 em Moncorvo, e era filho de António Marcelino de Abreu e Maria Benedita de Carvalho Abreu. Formado em Direito, foi juiz de Direito e governador da colónia de Cabo Verde em 1923-1926. Em 1921 foi eleito deputado pelo círculo de Moncorvo, nas listas do partido democrático.
Carvalho, Constâncio Arnaldo de – Nasceu em Moncorvo, em 1876 e era filho de António Manuel da Silva e Maria Elisa de Carvalho. Formou-se em Direito na Universidade de Coimbra. Foi advogado em Moncorvo e Conservador do Registo Predial no Porto. Em termos políticos exerceu as funções de Administrador do Concelho e presidente da Câmara Municipal de Moncorvo, Governador Civil de Bragança (1917) e deputado pela capital Transmontana na legislatura de 1919. Faleceu no Porto em 1929.
Correia, Francisco António – Nasceu em Moncorvo a 9 de Novembro de 1877; filho de Francisco Correia Ralha e Maria dos Prazeres Morais de Sampaio e Melo. Casou com Antonieta de Bastos Correia, da qual teve geração. Durante o período da 1ª República foi Director do Instituto Industrial e Comercial entre 1917 e 1928; integrou a missão intelectual que acompanhou António José de Almeida ao Brasil (1922); esteve incumbido das negociações de um modus vivendi com a França (1923) e, já fora daquele período continuou a desempenhar cargos de relevo até 1938. Independente politicamente, assumiu o cargo de Ministro dos Negócios Estrangeiros em 26 de Junho de 1920… Integrou o primeiro Corpo Directivo da revista Seara Nova, entre 15 e 16 de Outubro de 1921, tendo sido indigitado Ministro do Comércio nessa altura. Assumiu ainda a pasta das Finanças, mas por pouco tempo. Já fora do período da República, continuou a desempenhar cargos de relevo até 1938. Faleceu em Lisboa, nesse mesmo ano.
Durão, Alfredo José – Nasceu em Urros a 27 de Agosto de 1860 (Moncorvo) e era filho de Manuel António Durão e Maria Joaquina Monteiro Durão. Assentou praça em 1874, seguindo a carreira militar na arma de Artilharia. Promovido a alferes em 1883, atinge o posto de major em 1909.. Professor de Ciências no Liceu Passos Manuel, foi chefe de Repartição na Direcção Geral dos Trabalhos Geodésicos, sendo eleito deputado à Assembleia Nacional Constituinte em 1911 e senador nesse mesmo ano, pelo círculo de Moncorvo.
Monteiro, Abílio Adriano Campos – Nasceu em Moncorvo a 7 de Março de 1876. Filho de José Carlos Monteiro e Maria Joaquina de Campos Monteiro. Formou-se em Medicina na Escola Médico - Cirúrgica do Porto, dedicando-se à medicina, e especialmente à literatura e ao jornalismo. Pelo seu prestígio literário, chegou a ser equiparado pelo Abade Baçal a Camilo Castelo Branco e a Guerra Junqueiro…Foi eleito deputado em 1918, pelo círculo do Porto…
Pires, Adriano Marcolino de Almeida – Nasceu a 4 de Dezembro em Moncorvo, filho de José Joaquim Pires e Conceição de Almeida Pires. Formou-se em Direito e seguiu a magistratura, tornando-se Juíz de Direito. Foi eleito deputado pelo círculo de Moncorvo, em 1918.
                               In Parlamentares e Ministros da 1ª República (1910-1926), A.H. de Oliveira Marques (coord.), 2000
                                                               Conceição Salgado – Texto adaptado



2 comentários:

Anónimo disse...

Campos Monteiro é um escritor menor,Guerra Junqueiro é um poeta menor e Camilo ah! Camilo é o maior.
Quem ,hoje, lê esses senhores?
invetigadores e outros por dever de ofício.
E obrigado pela restante informação.

um ex-aluno do colégio

Anónimo disse...

Informação como esta alarga o espírito deste blogue.Agradecemos mais.

Uma colega