domingo, 5 de junho de 2011

NOTÍCIA SOBRE O ENCONTRO ANUAL DE 2011

Nos dias 28 e 29 do passado mês de Maio teve lugar em Torre de Moncorvo o encontro anual da nossa Associação, concretizando-se assim mais uma oportunidade de convívio entre antigos colegas e amigos.

O respectivo programa, previamente anunciado junto dos associados e publicamente divulgado, atraiu cerca de 90 pessoas que viveram um dia de grande animação e entusiasmo, matando saudades e revivendo a antiga e sã camaradagem.

O dia 28 começou com a habitual concentração no adro da Igreja Matriz a que se seguiu a celebração, pelo Padre Sobrinho, de uma missa em memória dos professores e alunos falecidos. Logo de seguida, já no auditório da Biblioteca Municipal, decorreu o acto de lançamento do livro «ANGOLA – O Conflito na Frente Leste», da autoria de Benjamim Almeida, que foi aluno do antigo Colégio Campos Monteiro. Nesta obra o autor faz um relato da sua experiência no cumprimento do serviço militar obrigatório, em particular da sua intervenção na guerra colonial na zona Leste de Angola.

Com a patente de capitão miliciano desempenhou as funções de intermediário entre as autoridades militares da região e a direcção da UNITA, com vista à manutenção do acordo de não agressão mútua em vigor.

O livro foi apresentado pelo Dr. João Manuel Alves de Oliveira, amigo e companheiro de armas do autor, que fez uma breve exposição do seu conteúdo. Assistiu-se a uma elucidativa descrição e interpretação de ocorrências que proporcionam ao leitor uma visão do contexto e circunstâncias de uma época relevante para a História recente de Portugal. Ao mesmo tempo o apresentador chamou a atenção para experiências e intervenções de carácter pessoal e de grande humanidade que perpassam na memória de quem as vivenciou e encontram eco nas memórias de todos os ex-combatentes da guerra colonial. A apresentação foi brilhante e muito aplaudida.

A sessão foi presidida pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal, Engº José Aires, estando presentes na mesa, além do autor da obra, a directora da Biblioteca, Dr.ª Helena Pontes, o representante da Âncora Editora, Dr. Rogério Rodrigues e o presidente da direcção da nossa Associação, Engº Ramiro Manuel Salgado.

Terminada a cerimónia de lançamento teve lugar o já tradicional almoço no polivalente da Escola Secundárias Dr. Ramiro Salgado com a presença de 90 pessoas, entre as quais o Director do Agrupamento, Dr. António Alberto Areosa, também ele nosso associado. A refeição foi servida em regime de bufett, muito rica e variada, que foi certamente do agrado de todos.

O almoço e o convívio foram acompanhados de animação musical com a presença da Escola «SaborArtes», grupo de Torre de Moncorvo constituído essencialmente por jovens tocadores de cavaquinhos e violas. A sua actuação, à base de peças populares, foi uma agradável surpreza, revelando uma interpretação de alto nível de formação musical.

A contribuir também para a animação deste convívio foi possível apreciar um pequeno mas excelente concerto de guitarra de Coimbra, apresentado pelo Dr. Luis Plácido, antigo estudante da respectiva universidade e nosso particular amigo, o que nos permitiu reviver os velhos tempos de estudante. Por último actuou o conjunto dos irmãos Pestana José e Manuel, à viola e guitarra respectivamente, que nos deliciaram com fados de Lisboa cantados pela esposa do Manuel e também de Coimbra, interpretado por um dos membros do grupo «SaborArtes». (Que me desculpe a pessoa em causa por não conhecer o seu nome para aqui registar).

Creio que todos os presentes ficaram agradados com os momentos de convívio e confraternização que, esperamos, constituam um incentivo para a organização e concretização de futuros encontros dos nossos associados.


No dia 29, Domingo, foi feita a visita cultural a Mós, em alternativa à de Urros inicialmente prevista no programa divulgado do Encontro Anual de 2011. É que já havia sido realizada tal visita em anos anteriores, facto que passara despercebido aos organizadores do progama. O grupo de visitantes, constituído por cerca de 20 elementos, teve oportunidade e o gosto de ser guiado pelo Dr. Nelson Rebanda, também nosso associado, profundo conhecedor da riqueza histórica e arquelógica da nossa região e, no que respeita àquela antiga vila medieval de Mós, transcendeu tudo quanto poderíamos esperar: Informações valiosa e detalhadas sobre alguns dos valores patrimoniais daquela terra. Tivémos oportunidade de visitar a Igreja Matriz, a Capela de Santa Bárbara, padroeira de Mós, a Capela de Santa Cruz, os vestígios do antigo castelo, a fonte romana, a casa da roda e o pelourinho, além de apreciar os arruamentos com as suas antigas casas de paredes de alvenaria de xisto, num estilo interessante, próprio da região. Muitos locais haveria para visitar, mas a duração de cerca de 4 horas não dava para mais. Foi, no entanto, o suficiente para a todos os presentes deixar muito satisfeitos e agradavelmente supreeendidos pela riqueza patrimonial daquela terra, embora custasse ver o quanto mais poderia ser feito pelas autoridades competentes, no sentido de uma maior preservação de algumas edificações. O Presidente da Junta de Feguesia, Senhor Paulo Bento, teve a amabilidade de nos receber, acompanhar e, no final da visita, de nos oferecer um magnífico lanche na Sede da Junta de Freguesia.

Resta-nos deixar aqui registados os agradecimentos que a direcção da Associação dirige à Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, ao Presidente do Agrupamento de Escolas de Torre de Moncorvo, ao Presidente da Junta de Feguesia de Mós toda, toda a ajuda e colaboração no sentido da concretização do nosso Encontro anual. Um abraço também ao Nelson Rebanda pela sua preciosa intervenção na visita a Mós e a todos que conosco colaboraram.