sexta-feira, 15 de abril de 2011

Encontro na Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro de Lisboa


Realizou-se ontem, 4 de Dezº , na Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro  de Lisboa, o anunciado encontro dos  antigos Alunos e Amigos do nosso velhinho Colégio Campos Monteiro..
O dia estava frio e chuvoso, mais convidava a ficar em casa, à lareira, do que vir por aí fora, calcorreando estradas e depois, em Lisboa,  ainda ter de procurar estacionamento.  Pois, apesar do tom cinzento e da feia carantonha do tempo, compareceram cerca de uma centena de velhos – e mais novos -  colegas e amigos .  Estavam não só muitos dos  residentes na capital, mas também arrostaram o temporal colegas vindos do Porto, de Moncorvo, de Carviçais, do Felgar, etc. etc.  A Amizade é uma Força ! 
Foi esta Força que proporcionou momentos de intensa alegria pelo reencontro,  por vezes, após mais de 50 anos de afastamento e de silêncio . Foi um atropelo de exclamações e perguntas e abraços. Foi um reavivar de memórias daqueles tempos que, embora de inocência, envolviam já sacrifícios e responsabilidades.
Perdoem o quase sacrilégio do que vou dizer : houve um momento em que, se eu soubesse cantar, teria entoado  o “Hino à Alegria” que é também o hino à Amizade e à Liberdade :  “Todos os homens serão irmãos ...”.
Mas vamos deixar esse momento de grande comoção e passemos ao almoço, também ele composto de manjares dignos dos deuses: alheiras , queijos,  presunto, cabrito e vinho da nossa terra ! Não há nada que se lhe compare.
Estou a fazer inveja aos ausentes?  É bem feito...
Às 16 horas teve lugar a 2ª parte do encontro: a apresentação do nº especial da nossa Revista  “ República e Educação” (umas palavrinhas ditas por mim)  e a apresentação do excelente  livro do António Júlio Andrade : “História Política de Torre de Moncorvo : 1890-1926 “,  a cargo do Rogério Rodrigues,  que nos brindou com uma análise de grande rigor e muito saber  como, aliás,  é seu hábito  e a qual foi muito aplaudida.
Várias vozes se ouviram no final deste encontro,  manifestando o desejo de outros encontros semelhantes e com maior frequência.

A Direcção da Associação congratula-se pelo êxito de mais esta actividade e agradece a todos os Associados e Amigos a sua presença e o seu apoio.
E uma última, mas não menos importante, palavra de agradecimento vai também para a Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro pelo caloroso acolhimento que muito contribuiu para a concretização deste evento, no qual esteve presente a Sra.Dra.Maria de Lurdes Vaz Marques, membro da Direcção desta instituição.


Júlia Ribeiro, 5.Dezº de 2010