sábado, 12 de junho de 2010

Somos notícia


Está patente no Centro de Memória de Torre de Moncorvo até ao dia 30 de Junho a exposição “O Ensino Público durante a República – alguns aspectos”.


Veja a notícia completa em:

http://noticiasdonordesteultimas.blogspot.com/2010/06/moncorvo-expoe-o-ensino-publico-durante.html

sexta-feira, 11 de junho de 2010

JACOB DE CASTRO SARMENTO

No próximo dia 13 de Junho, pelas 17 horas, vai ter lugar uma sessão de autógrafos com os escritores Fernanda Guimarães e António Júlio Andrade(antigo professor do nosso colégio) na feira do Livro de Bragança.

Saiba mais em: http://marranosemtrasosmontes.blogspot.com/


quinta-feira, 10 de junho de 2010

10 DE JUNHO

No terceiro centenário da morte de Camões(1880), a esposa do nosso ilustre conterrâneo, Visconde de Vila Maior, presta homenagem ao grande Poeta, com a publicação de uma selecção de alguns dos seus poemas líricos, sendo o prefácio também da sua autoria. Esta obra, publicada pela Imp. da Universidade de Coimbra(de que o Visconde foi insigne reitor), não é a única de Dona Sophia de Roure Auffdiener Pimentel, ela própria notável poetisa, segundo Latino Coelho.

Lelo Brito

ENCONTRO EM MONCORVO



Caríssimos Colegas e Amigos Associados e ainda não-Associados :


Uma palavra de saudação para todos, antes de duas dúzias de palavras em que vou tentar resumir o nosso último encontro em Moncorvo, no dia 5 deste mês.

Foi um Sábado lindo, soalheiro, céu claro e ar lavado. Muito cheio de cultura e muito rico em amizade.

E como se desdobrou esse sábado?


Acabada a missa, esperavam-nos nada menos do que três exposições:


· a 1ª, no Centro de Memória sobre “o Ensino Público na 1ª República – alguns aspectos”;


· a 2,ª no Museu do Ferro: “Fantasias de renda e cor”;


· a 3ª, no Núcleo Museológico do Douro Superior .


Quanto à 1ª, foi organizada pela drª Maria da Conceição Salgado, presidente da direcção cessante da AAACCMM e por mim, Júlia Barros Guarda Ribeiro, vice-presidente da actual direcção.

Falando um pouco sobre o trabalho que esteve por trás da exposição apresentada, com todas as suas limitações, não é demais afirmar-se que foi a nossa Sãozinha a alma e os braços da exposição. A drª. Helena Pontes foi a ajuda imprescindível. A dra. Maria João foi inexcedível. Eu, enfim, dei uma ajuda.

Acrescentarei agora, pois me esqueci de o dizer na altura, que a exposição tem uma vertente dinâmica: qualquer pessoa, instituição ou escola que a visite e pense que tem algo em casa, numa estante, gaveta ou armário, que julgue adequado à temática, por favor, fale com a drª Helena ou com a drª Maria João, leve o que achar de interesse e faça crescer a exposição.


No que diz respeito à 2ª: “Fantasias de renda e cor “, da mão e da inspiração da drª. Ana Sotto - Mayor, as visitantes puderam maravilhar-se com a imaginação, o labor e a delicadeza que se espelhavam nos objectos expostos. Está de parabéns a autora. Ver : http://torre-moncorvo.blogspot.com/

Para além disso, é um enorme prazer que se repete rever o sempre magnífico Museu do Ferro. Para muitos de nós foi um ponto alto nesta cheia manhã de sábado.

E, no referente ao Museu de Fotografia, do Professor Arnaldo, só posso dizer que, para mim, foi uma surpresa a primeira vez que o vi há cerca de um ano e é um deslumbre sempre que o revisito. É, sem sombra de dúvida, uma mais-valia para o património cultural de Moncorvo.

Sobre esta manhã cultural muito mais haveria a dizer, mas são horas de se falar do almoço. É que a gastronomia faz parte da nossa cultura.


Haverá algo melhor do que uns peixinhos do rio, bem fritinhos, com migas de tomate? Ali, no ponto exacto de temperos e sabores?! E o cabritinho no forno? E os doces e pudins, bolos e tartes? E as cerejas carnudas, suculentas, a pedir “trincai-nos”? Ah, não posso esquecer-me do vinho. Nosso. Uma pinga de estalo!


Ó Deuses! Deixai-nos viver mais uns tempos para continuarmos a apreciar tais manjares.

Rifas, leilões, fados, algumas canções… Para o ano estaremos lá:os mesmos e muitos mais, que a Associação precisa de todos os que estudam ou estudaram, leccionam ou leccionaram, não só no Colégio, mas também nas Escolas que se lhe seguiram em Moncorvo.



A todos, pois, um abraço imenso,


Júlia Barros Guarda Ribeiro.






Nota da AAACCM: Enviem todas as fotos que puderem para ser criado um álbum.