terça-feira, 16 de junho de 2009

Encontro/ Convívio de 6 de Junho de 2009

Dia 6 de Junho de 2009, realizou-se o 6º Encontro anual dos antigos alunos do Colégio Campos Monteiro, promovido pela AAACCM- Associação dos Alunos e Amigos do ex- Colégio Campos Monteiro.
O adro da Igreja Matriz acolheu a chegada dos colegas que aí se concentraram, antes da Missa proferida pelo Padre Sobrinho, que lembrou os que nos deixaram, pertencentes à comunidade escolar.
A inauguração da Exposição: Moncorvo e o Colégio Campos Monteiro, 1936-19349, e a homenagem aos alunos que frequentaram o Colégio durante esse período, tiveram lugar no Centro de Memória, sendo presidida pelo Presidente da Câmara, Eng. Aires Ferreira e pelos colegas José Alfredo de Sousa e Conceição Salgado, aquele na qualidade de Presidente da Mesa da Assembleia Geral e esta como Presidente da Direcção.
O colega José Alfredo abriu a sessão cumprimentando os presentes, demonstrando-lhes a sua satisfação por se realizar mais um Encontro de antigos alunos e amigos, com algumas iniciativas de carácter cultural dignas de mérito.
A colega Conceição Salgado proferiu algumas palavras no sentido de explicar os três objectivos que nortearam esta iniciativa: recolher materiais, divulgá-los sempre que necessário e oportuno e preservá-lo no Centro de Memória. Esclareceu a forma como estava organizada a exposição, realçou os contributos materiais e humanos que permitiram a sua realização, chamando a atenção para proveniência do espólio apresentado (Escola Secundária, com material procedente do antigo colégio: peças de laboratório, aves embalsamadas, minerais e mapas, e também sobre documentos provenientes de antigos professores e alunos, cedidos para o efeito: Arminda Nunes, Abílio Dengucho, Rui Leonardo, Berta Gomes e família de Ramiro Salgado). Referiu ainda a preciosa colaboração da Câmara Municipal, nas pessoas da Dra. Helena Pontes e Dra. João Moita que foram, como sempre, de uma incansável solicitude. O pessoal técnico, com destaque para a D. Sandra e o Sr. Victor, foi, igualmente referido, bem como PARM, sobretudo o Dr. Rui Leonardo, por terem prestado o seu contributo na digitalização de fotografias sobre Moncorvo e sobre os alunos que frequentaram o colégio nos anos 30. Por fim, o Senhor Presidente da Câmara, Eng. Aires Ferreira, agradeceu o convite e relevou a importância desta iniciativa para a divulgação e preservação da nossa memória colectiva, ao mesmo tempo que agradeceu a oferta de documentos ao Centro de Memória, por parte de alguns alunos e pela família do fundador do Colégio.
A singela homenagem prestada aos antigos alunos que frequentaram o Colégio entre 1936 e 1949, revestiu-se de alguma emoção, tendo sido laureados os nossos associados, ou familiares dos mesmos, com um diploma e uma pequena placa a lembrar a efeméride, entregues pelos colegas David Serapicos e Acácio Bento.

Um Porto de Honra, servido ainda no Centro de Memória, completou o programa previsto para a parte da manhã.
O almoço foi, uma vez mais, servido pelo restaurante O Lagar, na Escola Secundária Dr. Ramiro Salgado, com menu muito apreciado.
O programa proporcionado, teve a participação de grande número de alunos que, de forma espontânea, deram o seu contributo para animar a tarde de convívio.
Enquanto decorria o almoço, foi projectado um filme feito pelo colega Celso Dengucho, contendo excertos dos encontros realizados desde 2004 até 2008.
Actuou, em seguida, a Tuna da Escola Secundária, juntamente com alguns colegas que, na ocasião, se ofereceram, de forma voluntária, para participar.
O Grupo de Teatro, Alma de Ferro, fez-se representar pelo actor Carlos Manuel - Camané – que, em texto monologado, interpretou, de forma excepcional, o papel de Campos Monteiro na sua faceta de político.
O Coro, formado por alguns ex-alunos residentes na área do Grande Porto, (Alcina Reis, Eugénia Sá, Maria dos Anjos, Conceição Camelo, Conceição Salgado, Luís Cascais, David Serapicos, Dário, António Henrique, Amílcar Remondes e António Alfredo) e dirigido pelo Telmo, também apresentou algumas canções: Casebres Doirados, Mãe, Serenata de um Louco e Hino do Colégio.
A família Pestana, que desde a primeira hora partilha connosco os encontros, abrilhantou-nos com alguns fados bem interpretados.
O colega Martins, aluno e professor de Canto Coral, leu um texto com episódios salpicados de humor, ao mesmo tempos que fazia alusão ao tipo de ensino actual.
O Luís Cascais tocou algumas músicas à viola, incitando os convivas a uma animada participação.
E o Celso Dengucho, exímio dominador do realejo, interpretou, igualmente, com mestria, várias músicas conhecidas de todos.
Finalmente, com o objectivo de angariar fundos para a Associação foi sorteado um tabuleiro oferecido pela nossa colega Lucinda Martins, tendo sido contemplada a colega Ester Lopes.
E o Zé Alfredo e o Celso causaram enorme surpresa e admiração ao procederem ao leilão, de forma alegre e animada, de alguns pucarinhos, o que, naturalmente, dispôs bem a assistência que os aplaudiu de forma entusiástica.
Ao final da tarde, a Dra. Helena, a Dra. João e o Rui Leonardo, apareceram para entregar a todos os presentes, como oferta, um CD com fotos de Moncorvo e dos alunos do Colégio, conseguidas para o evento. Este foi mais um gesto simpático, revelador da estima e apreço por parte da Câmara e, sobretudo por essas senhoras, que estiveram sempre muito atentas a tudo o que era necessário, e a quem, naturalmente, reiteramos os nossos agradecimentos.
A completar o nosso Encontro, no dia seguinte, domingo de manhã, dia 7, em autocarro cedido gentilmente pela Câmara de Freixo de Espada -à - Cinta, solicitada pelo nosso colega António Afonso, cerca de 50 colegas e amigos, tendo como guia o Eng. Calheiros, presidente da direcção do PARM, foram ao Penedo Durão, visitaram o Museu da Seda , a Igreja e o Castelo, percorrendo Centro Histórico de Freixo de Espada-à- Cinta.