domingo, 25 de julho de 2010

Mais um livro da Júlia



« Este é um livro raro. (…)

‘Histórias de luta e de coragem’ contadas por mulheres da Marinha Grande e recontadas pela Júlia e pelo traço do Guilherme Correia; (…) contos ilustrados, tão belos e comoventes que podem parecer obra de imaginação, seguidos de um anexo documental que nos traz as fotografias, os postais, os recortes, os apontamentos, que dão cara e corpo e tempo e lugar às vidas das mulheres de que estes contos são feitos. (…) A opção formal pelo conto vem (…) sublinhar a importância central que teve o contar das mulheres na perpetuação de uma memória de luta e de resistência em quotidianos marcados pelas quebras de continuidade provocadas pelas prisões, pelas fugas ou pela passagem à clandestinidade. Durante o fascismo, (…) coube às mães, às tias, às avós, às irmãs mais velhas preservar a memória e narrar aos mais novos e às mais novas os exemplos de luta, resistência, coragem e dignidade dos seus homens e das outras mulheres. (…)

Um painel histórico, e político, e humano riquíssimo.»

Palavras de Graça Abranches, Professora da Universidade de Coimbra, sobre a primeira edição.


8 comentários:

Anónimo disse...

Não deixar cair no esquecimento histórias de coragem e heroísmo é dever de todos nós.Mas só alguns,como a Julinha, têm o talento de nos facilitar a tarefa de transmitir aos vindouros o que foi essa época negra da nossa História. Bem haja por nos dar a conhecer as vidas de resistência ao fascismo dessas heroicas Mulheres da Marinha Grande.

Uma colega

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Júlia Ribeiro disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
AAACCM disse...

Estou muito grata às minhas Amigas da Marinha Grande pelos seus amáveis comentários que traduzem a sua amizade por mim. Por isso, peço que me desculpem por os retirar, mas este Blog não me pertence. É da Associação dos Antigos Alunos do Colégio de Moncorvo, que eu também frequentei já lá vão uns 60 anos...
Um dia destes abriremos um Blog nosso, certo?

Abraços para todas
Júlia Guarda Ribeiro

Anónimo disse...

Dra. Júlia Biló:

Lá por o blogue não ser só seu, acho que não devia ter tirado os comentários. Eram lindos e agora esses espaços ficaram muito feios.
Desculpe, mas estou a ser sincera.
Uma velha amiga (não da Corredoura)
Maria do Carmo

Anónimo disse...

Maria Júlia:
Lembra-te quem te trata sempre assim e sabes quem sou. Olha que a Carmo tem toda a razão. Se eu fosse uma das mulheres que te contaram as suas vidas, eu ficava nuito zangada contigo. Isso não se faz. Nem pareçe coisa tua. Quando vieres a Moncorvo vais ouvir das boas.

Conceição