quinta-feira, 10 de junho de 2010

ENCONTRO EM MONCORVO



Caríssimos Colegas e Amigos Associados e ainda não-Associados :


Uma palavra de saudação para todos, antes de duas dúzias de palavras em que vou tentar resumir o nosso último encontro em Moncorvo, no dia 5 deste mês.

Foi um Sábado lindo, soalheiro, céu claro e ar lavado. Muito cheio de cultura e muito rico em amizade.

E como se desdobrou esse sábado?


Acabada a missa, esperavam-nos nada menos do que três exposições:


· a 1ª, no Centro de Memória sobre “o Ensino Público na 1ª República – alguns aspectos”;


· a 2,ª no Museu do Ferro: “Fantasias de renda e cor”;


· a 3ª, no Núcleo Museológico do Douro Superior .


Quanto à 1ª, foi organizada pela drª Maria da Conceição Salgado, presidente da direcção cessante da AAACCMM e por mim, Júlia Barros Guarda Ribeiro, vice-presidente da actual direcção.

Falando um pouco sobre o trabalho que esteve por trás da exposição apresentada, com todas as suas limitações, não é demais afirmar-se que foi a nossa Sãozinha a alma e os braços da exposição. A drª. Helena Pontes foi a ajuda imprescindível. A dra. Maria João foi inexcedível. Eu, enfim, dei uma ajuda.

Acrescentarei agora, pois me esqueci de o dizer na altura, que a exposição tem uma vertente dinâmica: qualquer pessoa, instituição ou escola que a visite e pense que tem algo em casa, numa estante, gaveta ou armário, que julgue adequado à temática, por favor, fale com a drª Helena ou com a drª Maria João, leve o que achar de interesse e faça crescer a exposição.


No que diz respeito à 2ª: “Fantasias de renda e cor “, da mão e da inspiração da drª. Ana Sotto - Mayor, as visitantes puderam maravilhar-se com a imaginação, o labor e a delicadeza que se espelhavam nos objectos expostos. Está de parabéns a autora. Ver : http://torre-moncorvo.blogspot.com/

Para além disso, é um enorme prazer que se repete rever o sempre magnífico Museu do Ferro. Para muitos de nós foi um ponto alto nesta cheia manhã de sábado.

E, no referente ao Museu de Fotografia, do Professor Arnaldo, só posso dizer que, para mim, foi uma surpresa a primeira vez que o vi há cerca de um ano e é um deslumbre sempre que o revisito. É, sem sombra de dúvida, uma mais-valia para o património cultural de Moncorvo.

Sobre esta manhã cultural muito mais haveria a dizer, mas são horas de se falar do almoço. É que a gastronomia faz parte da nossa cultura.


Haverá algo melhor do que uns peixinhos do rio, bem fritinhos, com migas de tomate? Ali, no ponto exacto de temperos e sabores?! E o cabritinho no forno? E os doces e pudins, bolos e tartes? E as cerejas carnudas, suculentas, a pedir “trincai-nos”? Ah, não posso esquecer-me do vinho. Nosso. Uma pinga de estalo!


Ó Deuses! Deixai-nos viver mais uns tempos para continuarmos a apreciar tais manjares.

Rifas, leilões, fados, algumas canções… Para o ano estaremos lá:os mesmos e muitos mais, que a Associação precisa de todos os que estudam ou estudaram, leccionam ou leccionaram, não só no Colégio, mas também nas Escolas que se lhe seguiram em Moncorvo.



A todos, pois, um abraço imenso,


Júlia Barros Guarda Ribeiro.






Nota da AAACCM: Enviem todas as fotos que puderem para ser criado um álbum.


8 comentários:

AAACCM disse...

Mais fotos em http://picasaweb.google.com/colegio.campos.monteiro/ENCONTROEMMONCORVOEM050610?feat=directlink.

Anónimo disse...

Estive em Moncorvo,encontrei amigos que já não via há trita anos.
E a vila está tão diferente.Para melhor.
Vi e comprei vinho engarrafado de Moncorvo,queijo com denominação de origem,compotas,empadas... Resumindo;estou abastecido até ao proximo encontro.
A.G.

Anónimo disse...

Por motivos alheios à minha vontade, não pude saborear a boa comida,beber a rica pinga,apreciar as exposições ,conviver com os amigos.No próximo ano lá estarei para me desforrar do que fui privada desta vez.
Felicidades para a nova associação .
Abraços para todos os colegas.

Ex-aluna

AAACCM disse...

Para ver.

http://noticiasdonordesteultimas.blogspot.com/2010/06/moncorvo-expoe-o-ensino-publico-durante.html

Anónimo disse...

http://antoniocristino.no.sapo.pt/

Este é o site do Critino,pucareiro,mas também moncorvense.Antigo aluno do dr. Ramiro na velha escola comercial, e sempre atento a divulgar a nossa região.Hoje é a nossa vez.

Undavila

Anónimo disse...

Caíu o s de Cristino.Peço desculpa.

Undavila

Júlia Ribeiro disse...

A fotografia das jovens Etelvina e Carminho fez-me olhar novamente para esta fotografia de três jovens octogenárias : a Carolina Meireles, a Maria da Conceição Barros e a Celeste Rodrigues. Ora digam lá: não são mesmo lindas?

Um beijo a todas e cada uma,
Júlia

Anónimo disse...

Claro que são! E a Julinha também,com os seus 71/72(?) anos.

Muitos anos mais de boa saúde para todas.

Uma colega