sábado, 19 de junho de 2010
sexta-feira, 18 de junho de 2010
NOTAS DE RODAPÉ
http://www.brigantia.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=192&Itemid=43
BREVES:
http://arepublicano.blogspot.com/2010/06/antonio-augusto-franco-nota-breve.html
http://www.liebertonline.com/doi/abs/10.1089/fpd.2010.0548
http://www.oje.pt/noticias/nacional/porto-recebe-congresso-mundial-da-vinha-e-do-vinho-em-2011Pescador do Google
200 anos do Visconde de Vila Maior
terça-feira, 15 de junho de 2010
CONVITE
http://www.ancora-editora.pt/index1.htm
segunda-feira, 14 de junho de 2010
domingo, 13 de junho de 2010
O NOSSO ENCONTRO
PASSEIO À LOUSA
Como constava do programa, no domingo de manhã, dia 6 de Junho passado, um grupo de associados deslocou-se de autocarro à Lousa. Ia repleto.
A ida à Lousa há-de ficar-nos na memória: Aquela paisagem majestosa e inigualável, e que muitos viram pela primeira vez, nenhuma câmara a poderá captar. Também recordaremos o acolhimento caloroso da família da nossa saudosa Dra. Lucília Lopes de Sousa. De facto, a recepção foi inimaginável: A Lucília e seu marido, António José , antigos alunos do Colégio Campos Monteiro, o Albino Areosa, também, antigo aluno, sua esposa, e seu filho Alberto Areosa, presidente do Agrupamento de Escola de Moncorvo, todos sobrinhos da Dra. Lucília, que foi médica em Moncorvo e professora no antigo Colégio Campos Monteiro, receberam o grupo em sua casa - casa que pertenceu à Dra. Lucília - com um lauto lanche e uma simpatia que a todos emocionou. Foram proferidas algumas palavras de agradecimento, evocando a figura e o papel da Dra. Lucília como educadora e amiga. Ao redor, a comoção foi geral. E lágrimas escorreram pelas faces dos mais sensíveis.
Carlos Abreu, investigador e natural da Lousa, proporcionou ao grupo uma visita guiada a alguns pontos de interesse e, na capelinha da Senhora dos Remédios, narrou, por vezes com incontida comoção (como quando falou da barca que já não atravessa o rio Doiro e do Convento Trinitário que já não existe), aspectos relevantes da História Local.
A manhã terminou com um almoço nas Cabanas degustando, uma vez mais, uns peixinhos do rio, ao mesmo tempo que escorriam, de forma descontraída, histórias do nosso Colégio.
Maria da Conceição Salgado
Fotos de David Serapicos